A internet é isso e muito mais: passamos a usá-la como uma rede de comunicação, a participar de projetos e eventos colaborativos mundiais, a participar de Listas de Discussão no qual debatemos e trocamos experiências... É claro que a TIC não constitui a salvação de todos os males que afligem a educação nos dias atuais. Seria ingenuidade acreditar nisso. Pode fortalecer práticas autoritárias e conservadoras. Porém, é fundamental que esteja disponível na escola. O acesso a TIC deve ser considerado como um direito de todos os cidadãos, e penso que as escolas podem propiciar esse acesso.
A Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo. Vivemos num mundo tecnológico. Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a Internet, trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir.
Algumas escolas, percebendo o potencial dessa ferramenta introduziram a Informática educativa, que, além de promover o contato com o computador, tem como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados.
Aprender com a tecnologia em que o aluno aprende usando as tecnologias como ferramentas que o apóiam no processo de construção do conhecimento
A Informática deve dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivíduo. É importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática. O professor tem que ir para o laboratório de informática dar sua aula , criar blogs, fóruns de discussão para que os alunos se interessem pela aula e realmente aprendam de forma descontraída.
Continuaremos a ensinar e a aprender pela palavra, pelo gesto, pela emoção, pela afetividade, pelos textos lidos e escritos, pela televisão, mas agora também pelo computador, pela informação .
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário