Resolvi criar este espaço como um apoio ao estudante e até mesmo aos professores, facilitando a reflexão, questionamentos, a colaboração e a troca, ou seja uma ferramentas útil para compartilhar informações e dicas ,mantido com a finalidade de aprimorar os conteúdos em sala de aula - meu diário eletrônico, uma ferramenta diferente, com potencial para reinventar o trabalho pedagógico.
Acredito que minha disciplina é uma das mais odiadas pelos alunos, nas também,aquela que fará a diferença na vida lá fora, desde que ensinada e compreendida de maneira criativa e motivante.É uma disciplina, que exige concentração, raciocínio e motivação. Exige também que o professor tenha criatividade para usar e abusar de todos os recursos disponíveis para tentar atrair e capturar a atenção e o interesse do aluno. Para isso, é preciso sempre que possível, inserir o uso da tecnologia na realização das aulas, para que o aluno visualize e coloque em prática os conteúdos estudados em sala de aula, tendo o contato teoria-prática, sentindo a importância e a utilização do que está aprendendo no seu dia a dia.
O que não for útil , não será interessante para o aluno.
Para que as aulas não se tornem monótonas também, sugiro brincadeiras de raciocínio e memória e desafios matemáticos para que o aluno pense, interprete e assim desenvolva seu raciocínio lógico matemático.Deste modo, podemos concluir que as atividades lúdicas facilitam a aprendizagem de conceitos matemáticos, aumentando a motivação e habilidades sociais de cooperação e respeito entre os colegas.
O lúdico tem sido muito utilizado em muitas escolas como fonte de inspiração para os professores e de grande motivação aos alunos.Cada vez mais os professores buscam a criatividade, procurando desenvolver, de acordo com suas necessidades, recursos didáticos para desempenhar seu papel com sucesso no processo de ensino e aprendizagem.Motivação é a palavra chave no processo de aprendizagem. O aluno precisa de estímulo para aprender, e o exercício lúdico desperta a motivação e interesse destes.
A matemática pode ser bem mais prazerosa com a aplicação de atividades lúdicas, como jogos, brincadeiras, problemas aplicados no cotidiano, problemas de desafio, histórias, calculadoras entre outros. Para os alunos com maiores dificuldades no aprendizado matemático, o lúdico propicia uma situação favorável, ao interesse pela matemática e, conseqüentemente, sua aprendizagem.
Abaixo estão sugestões de algumas atividades lúdicas:
1. Calculadora quebrada
Proponha que as crianças façam aparecer no visor da calculadora os números listados abaixo, mas agora sem digitar o número. Oriente-os para anotar ao lado de cada número as teclas que digitou para obtê-lo. Leia o problema para as crianças e, em seguida, converse sobre o preenchimento da tabela, indicando o local onde devem anotar as teclas que utilizaram.
Observação: você pode "contar uma historinha" para as crianças, dizendo, por exemplo, que quebrou determinada tecla da calculadora...
Números
Teclas utilizadas
Teclas utilizadas
152
100 + 53 - 1= (por exemplo)
100 + 53 - 1= (por exemplo)
28
214
Após terminarem de preencher a tabela reúna-os em grupos e proponha que comparem os passos que seguiram para obter os números desejados.
2.Pega varetas
Nº de alunos: 2 participantes por jogo
Duração: Tempo para concluir o jogo ou 20 minutos
Objetivos: Desenvolver a concentração, raciocínio matemático, e as operações aritméticas.
Conteúdos: adição, subtração e multiplicação no conjunto dos números naturais.
Material utilizado: Material industrializado do 1,99 ou com palitos de churrasquinho pintados nas cores: 10 amarelas, 7 verdes,6 azuis,5 vermelhas e 1 preta num total de 29 palitos.
Duração: Tempo para concluir o jogo ou 20 minutos
Objetivos: Desenvolver a concentração, raciocínio matemático, e as operações aritméticas.
Conteúdos: adição, subtração e multiplicação no conjunto dos números naturais.
Material utilizado: Material industrializado do 1,99 ou com palitos de churrasquinho pintados nas cores: 10 amarelas, 7 verdes,6 azuis,5 vermelhas e 1 preta num total de 29 palitos.
3. Bingo Educativo ou Loto
Nº de alunos: No mínimo 4 participantes
Duração: Tempo necessário para a realização do jogo
Objetivos: Desenvolver a atenção à concentração e raciocínio matemático com as operações básicas.
Conteúdos: Multiplicação, adição, subtração e divisão.
Material Utilizado: Jogo industrializado do 1,99
Duração: Tempo necessário para a realização do jogo
Objetivos: Desenvolver a atenção à concentração e raciocínio matemático com as operações básicas.
Conteúdos: Multiplicação, adição, subtração e divisão.
Material Utilizado: Jogo industrializado do 1,99
4. Jogo da Velha
Nº de alunos: 2 participantes por jogo
Duração: 15 minutos a 20 minutos
Objetivos: Desenvolver a concentração e raciocínio lógico
Material Utilizado: Material industrializado do 1,99 ou uma cartela desenhada com 9 casas e 10 botões com 5 botões de cada cor.
Duração: 15 minutos a 20 minutos
Objetivos: Desenvolver a concentração e raciocínio lógico
Material Utilizado: Material industrializado do 1,99 ou uma cartela desenhada com 9 casas e 10 botões com 5 botões de cada cor.
5. Dominó da multiplicação
Nº de alunos: Até 5 participantes por jogo
6. SUDOKU